Aveiro: Tribunal de Contas deu visto ao fabrico da nova BUGA.

2020-06-04 10:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro assinala o Dia Mundial da Bicicleta com anúncio do visto do Tribunal de Contas à compra da nova buga.

Num dia marcado pela ponto de situação sobre o trajeto ciclável entre a Universidade de Aveiro e a Estação da CP e o processo de ativação da nova BUGA, a autarquia marcou presença na apresentação das brigadas cicláveis da PSP com saudação à nova Comandante Distrital, Virgínia Cruz, pela ação simbólica realizada junto ao Centro de Congressos de Aveiro.

As “Brigadas Ciclo” vão trabalhar no patrulhamento com bicicleta nesta época do ano.

O Tribunal de Contas visou o contrato entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o agrupamento constituído pela MEO, Soltráfego e Lightmobie, para a criação do novo sistema BUGA – sistema público de bicicletas partilhas na Cidade de Aveiro.

Esta decisão permitiu o início do trabalho de desenvolvimento do design e fabrico das novas bicicletas e das respetivas docas, a que se seguirá a sua instalação.

Em paralelo prossegue também o desenvolvimento da App móvel através da qual será possível gerir e utilizar este sistema, prevendo-se que a ativação da nova BUGA se realize até finalç deste ano.

Trata-se de um investimento de 718 mil euros para o fornecimento de novas 204 bicicletas, a instalação de 20 estações com 308 lugares para bicicletas, assim como o sistema integrado e inteligente de gestão dos veículos de mobilidade suave, sendo a sua utilização paga.

A autarquia garante para a Buga “papel muito importante” como parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Aveiro, complementando as BUGAS existentes que se vão manter em jeito de memorial ativo e de uso gratuito.

Em articulação com outros projetos tecnológicos, nomeadamente o “Aveiro STEAM City” e o “Card4all”, a CMA aposta no desenvolvimento de uma solução “Mobility as a Service (MaaS)”, através da qual pretende transformar o sistema de mobilidade integrando diferentes serviços de transporte num único serviço de mobilidade acessível através de uma plataforma integradora.

Em simultâneo a autarquia quer lançar uma ação de promoção da utilização da bicicleta privada.

A criação de ciclovias surge como mais um vértice desta aposta e a via estação/universidade é nuclear.

Nos próximos dias anuncia-se o arranque do troço da pista ciclável dedicada na zona do Centro de Congressos de Aveiro.

A empreitada está a proceder à redefinição de entroncamentos e praças, tais como o entroncamento da Rua da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários com a Rua Mário Sacramento, ou a remodelação da praça de junto à Estação da CP (do lado poente e sul), passando esta a ser uma praça de táxis.

Ao mesmo tempo e como já é visível em grande parte do percurso está a ser melhorado o pavimento rodoviário e a sinalização horizontal.

Investimento total de 536 mil euros ao abrigo do PEDUCA e que vai misturar soluções dedicadas e soluções integradas partilhadas com o trafégo automóvel mas com limitação de velocidade a 30 km/h.