Aveiro: "Se continuarmos a fazer o mesmo, o resultado é terminar com o SNS" - Fernando Araújo.

2023-04-22 09:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde defende mudanças estruturais no sistema sob pena de colocar em risco o Serviço Nacional de Saúde.

Fernando Araújo participou na primeira sessão do 3º Ciclo de Seminários “Melhor Saúde, com Melhor Decisão” em iniciativa do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

O gestor que tem procurado lançar as bases de uma reforma no sistema e na organização diz que todos devem capacitar-se para uma etapa de mudança.

Araújo diz que manter tudo como tem estado é continuar o caminho da degradação e da perda de recursos humanos para um mercado que não é apenas entre público e privado mas também disputado á escala internacional e que é mais apelativo para os jovens formados no país (com áudio)

Mensagem em defesa da reforma do Serviço Nacional de Saúde.

O evento decorreu na Universidade de Aveiro e fica marcado pela presença de diferentes atores no processo.

Da Presidente do CA do Centro Hospitalar do Baixo Vouga ao Diretor Executivo do ACES do Baixo Vouga, passando por autarcas locais todos concordam que a criação de Unidades Locais de Saúde é uma via para um sistema mais descentralizado, mais unido e mais ágil.

Ribau Esteves diz que essa é condição para inverter a degradação do sistema (com áudio)

Filipe Teles, Pro Reitor da Universidade de Aveiro, investigador na área dos modelos de governação salienta o caminho de descentralização na área da saúde como inevitável.

Aos passos dados, diz que falta maior aprofundamento e capacidade de gerir um setor cada vez mais sob pressão (com áudio)