Aveiro: Rotundas sinalizam património cultural.

2022-03-14 14:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Valorizar os pequenos povoados e a história dos seus valores puxando por novas rotas culturais.

A via que faz o acesso à Unidade de Tratamento Mecânico Biológico de Eirol está, agora, decorada com elementos alusivos ao património cultural da Mamoa de Mamodeiro.

A União de Freguesias Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz quis assinalar essa marca com uma peça assinada por Manuel Vieira, habitante de Nossa Senhora de Fátima, indicando símbolos da época romana.

Ribau Esteves sublinha que a instalação numa das rotundas acesso à UMTB foi a forma de dar centralidade à mamoa e dar visibilidade a património "escondido" na floresta.

Estruturas que ficaram do tempo dos romanos com a função de proteger sepulturas, deixando um toque monumental.

Uma área próxima da via mas escondida dos olhares de quem circula naquela que é uma das portas de entrada em Aveiro.

O autarca de Aveiro assume suporte a esta valorização por se tratar de parte da história do Município (com áudio)

A União de Freguesias investiu cerca de 20 mil euros e o autarca local destaca o empenhamento na divulgação desse património.

Miguel Silva falou de marcas como o Museu da Terra, a ligação à pateira e as marcas da romanização como símbolos da área nascente do Município de Aveiro (com áudio)

A União de Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz quer incentivar elementos ligados ao património natural e cultural.

No próximo verão haverá uma prova de BTT a passar no local e a fazer a ligação do centro da cidade de Aveiro à zona da mamoa.