Aveiro: Ribau Esteves em visita a São Jacinto confirma negociação para resgate financeiro.

2023-05-05 18:19

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve hoje em São Jacinto, no âmbito das diversas ações enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, que se festeja no dia 12 de maio.

Deslocação acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia, Arlindo Tavares e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.

A visita começou com uma reunião de trabalho conjunta em que a situação financeira foi o tema central.

Os autarcas procuram o "desenvolvimento de uma solução para o grave problema financeiro e de gestão da Junta de Freguesia de São Jacinto, para ser possível o pagamento das dívidas com contas certas e boa gestão financeira, nesta nova fase da vida desta Autarquia".

Não foram avançados detalhes quanto ao "resgate".

Obras e projetos estão em curso, como é o caso do Parque de Campismo de São Jacinto que está a ser alvo de um projeto de requalificação que se encontra em fase final de projeto.

A Casa Mortuária de São Jacinto está em fase de preparação do lançamento de um segundo concurso para a execução da obra, prevendo-se que a empreitada possa avançar no final do verão de 2023. O edifício, a construir junto ao cemitério, na Rua da Saudade, tem uma estimativa de custo de 150.000€.

Sobre o 'Ferryboat 100% Elétrico - Salicórnia', "aproxima-se da sua fase final de execução, nos Estaleiros da Navaltagus, no Seixal, da obra de construção da embarcação que integrará a operação Aveirobus, num investimento de 7.326.490,13€.

O novo Ferryboat com zero emissões de CO2 permitirá a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30 por cento o consumo energético. Aos baixos níveis de ruído e ao conforto para os passageiros introduzidos por esta embarcação alia-se ainda a capacidade reforçada para o transporte de viaturas (+ 30%) e de passageiros (+ 90%).

O projeto é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão. 

Sobre a recuperação de habitações do Bairro Social de São Jacinto, "depois de concluído o projeto de execução a Câmara de Aveiro prepara o lançamento de um concurso público para a recuperação de mais quatro habitações sociais em São Jacinto, com qualificação integral dos edifícios, para melhorar as suas condições térmicas e de conforto dos fogos".