Aveiro: Revisão do PDM assegura "zonamento" do Município.

2019-09-11 10:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro espera concluir em Novembro a revisão do PDM depois de aprovação em Assembleia Municipal mas até lá ainda vai ouvir o que os cidadãos têm a dizer sobre o documento aprovado esta manhã.

A revisão é estruturante para a próxima década e vai terminar com a vigência do Plano de Urbanização de Aveiro entre outros documentos.

Disciplina a cidade por zonas, em relação à tipologia de usos de solo, disciplina as zonas industriais e define os eixos viários estruturantes salvaguardando a futura ligação a Águeda reservando para a A25 o papel de via de cintura urbana como forma de pressionar Governo a retirar portagens.

Como objetivos estratégicos assume quatro pilares. “Aveiro símbolo de Qualidade de Vida, Emprego e Felicidade”; “Aveiro UniverCidade modelo”; “Aveiro referência na Inovação, Empreendedorismo e Exportação” e “Aveiro polo de Atração para Residentes e Turistas”.

O autarca de Aveiro disse esta manhã que em breve vai passar pelo executivo um conjunto de estudos urbanísticos que podem ajudar a gerir processos em zonas sensíveis.

Parque de feiras e avenida Dr. Lourenço Peixinho são exemplos desse trabalho mais pormenorizado (com áudio)

Manuel Sousa (PS) reconhece o esforço envolvido no processo de revisão mas diz que falta cuidar com "especificidade" algumas áreas como o centro histórico ou bairros típicos.

O vereador diz que vai ficar atento para evitar generalizações (com áudio)