Aveiro: Público "esgotou" Assembleia Municipal dedicada ao Rossio.

2018-06-23 09:06

Categoria: 

Áudio da Notícia:

Os partidos representados na Assembleia Municipal de Aveiro dizem não se lembrar de uma participação tão forte numa assembleia como a de ontem para debater a ideia para o Rossio. Galerias repletas e gente nas escadarias e no exterior do edifício contra o terreiro proposto pelo gabinete ARX.

Os participantes no período dedicado ao público apelam ao debate sobre o futuro do Rossio mas sem atender à ideia selecionada no concurso.

Rocha Almeida, antigo líder concelhio do PSD, que foi deputado municipal, desafiou Ribau Esteves a promover um debate alargado. Um dia depois de Vítor Martins, o atual presidente da concelhia dizer que nada sabe sobre o Rossio, outro peso pesado do partido deixa a crítica à atual maioria (com áudio)

O autarca de freguesia desafiado por Rocha Almeida confia que será possível chegar a consenso alargado e depositou confiança na gestão política do dossiê por parte de Ribau Esteves.

Sete cidadãos tomaram da palavra no período antes da ordem do dia mas o debate com os partidos ficou adiado para a próxima semana (5ª feira) apesar dos apelos à antecipação da agenda.

A bancada do PS defendeu que a ordem de trabalhos da Assembleia Municipal fosse alterada para que o público pudesse assistir ao debate entre partidos mas a agenda foi interrompida sem que o ponto sobre o Rossio fosse iniciado.

Pires da Rosa (PS) considera que o público não foi respeitado e tem que voltar na próxima quinta para assistir ao debate dos partidos sobre o Rossio (com áudio).

O presidente da Câmara revela que o debate lançado é o pretendido pelo concurso de ideias que funciona como ponto de arranque. Além de defender a metodologia, o autarca confessa que concorda com algumas das críticas à ideia. 

Deu garantias de que a pavimentação em saibro não será considerada e só lamentou que mais propostas não tivessem surgido no concurso de ideias (com áudio)