Aveiro: PSD assume "neutralidade" nas eleições do Partido e pede "primárias" em futura reforma eleitoral.

2022-05-23 07:45

Categoria: 

Concelho: 

A concelhia de Aveiro do PSD não toma posição coletiva sobre as eleições do próximo dia 28 de Maio e deixa nas mãos de cada militante a escolha do futuro líder que, no futuro, quer ver alargada a outros cidadãos sem filiação partidária.

Essa é a posição assumida pela concelhia liderada por Simão Santana que assume “neutralidade” na corrida entre Jorge Moreira da Silva e Luís Montenegro.

O dirigente assina um artigo de opinião em que defende a construção de “um novo PSD”, “ajustado às novas gerações” e “implicado nas respostas concretas à vida das pessoas”.

Santana diz que essa construção tem que começar por dentro ao nível de “militantes e líderes locais, distritais e nacionais do Partido”.

E com valorização do pensamento de cada um.

“À luz por isso, daqueles que são os propósitos da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD – que tenho a honra de liderar – os seus objetivos e fins, considerámos que não teria cabimento a tomada de posição institucional, com o apoio a algum dos Candidatos”.

O presidente da concelhia de Aveiro afirma que o apoio das estruturas aos Candidatos, significa dar continuidade ao “garante de votos que têm enfraquecido a ação política nacional do PSD”.

“Na sociedade portuguesa do Século XXI, não é possível que consigamos construir um Partido forte, se não formos capazes de nos libertar da lógica da falsa militância, onde a discussão das ideias e das propostas para o País ficam à porta e onde prevalece o cacique e os sacos de votos”.

Afirma-se disponível para desenvolver o projeto político local trabalhando com o vencedor das eleições para corporizar o projeto “Reformar, Revitalizar e (Re)Unir o PSD” em Aveiro.

Sugere uma alteração estatutária que permita abrir as eleições aos Cidadãos sem filiação no PSD.

“O PSD, como Partido Reformista, deve elevar o nível e passar a realizar eleições primárias, para que os Eleitores – aqueles que decidem quem Governa Portugal – possam também eles serem chamados a escolher quem será o melhor candidato do PSD a Primeiro-Ministro. Como poderemos Governar Portugal, se decidimos as nossas políticas longe daqueles que são o fim primeiro e último da nossa ação: os Portugueses? Governar com as pessoas, em vez de governar para as pessoas, tem de ser o desígnio do PSD”.

Os mandatários das listas são duas figuras conhecidas na vida política da concelhia nos últimos anos.

Firmino Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Oliveirinha, apoia Luís Montenegro e, Luís Souto, presidente da Assembleia Municipal, apoia Jorge Moreira da Silva.