Aveiro: PS quer acabar com agregação de freguesias.

2019-03-22 08:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O PS quer relançar o debate sobre agregação de freguesias e defende que a desagregação deve ser estudada conferindo às antigas Juntas o regresso à formula anterior à reforma Relvas.

Declaração na reunião pública da Câmara de Aveiro, em Nossa Senhora de Fátima, com os vereadores socialistas a defenderem investimento em serviços públicos que ajudem à fixação de pessoas.

“Esvaziadas de tudo o que é importante na qualidade de vida e serviços fundamentais, espaço para encruzilhadas de vias (Rodoviária e Férrea), receptáculo de Resíduos Sólidos e Urbanos, espaço para acolhimento indiferenciado de Áreas de Acolhimento Empresarial; joguetes nas decisões da Administração (como foi a nefasta reforma administrativa recente com a agregação de Freguesias). Estas terras que acolhem a reunião de Câmara são territórios-chave para a coesão e desenvolvimento de Aveiro, da Região e do País”, referiu Manuel Sousa.

Os Vereadores do PS reafirmaram a defesa de serviços essenciais (públicos ou concessionados) de proximidade e o investimento em transportes, saúde, educação, a oferta de ensino profissional, apoio social direto às famílias, unidades de habitação social, a qualificação de vias e a qualificação da Área de acolhimento Empresarial e a requalificação dos Centros cívicos e culturais.

A presença naquela área do concelho foi ainda mote para o apelo à monitorização da qualidade do ar e serviço da Estação de Tratamento Mecânico-biológico e publicitação do Relatório consequente (com áudio).

O vereador que lidera o PS em Aveiro recorreu ao manifesto eleitoral para desfiar as propostas que considera decisivas no futuro da União de Freguesias e foi criticado pelo presidente da Câmara.

Ribau Esteves diz que a reunião pública não era fórum que servisse para elencar essas propostas mas acabou a divulgar as ações previstas com investimento em centro escolar e nova extensão de saúde, serviço de transportes de proximidade, para além da circular externa a Mamodeiro que permita a retirada de carros entre a A17 e a A1 (com áudio).