Aveiro: PS pede plano de redução da dívida para São Jacinto.

2023-05-02 08:20

Categoria: 

Concelho: 

A bancada socialista na Assembleia de Freguesia de São Jacinto considera urgente a “elaboração de um plano de redução da dívida”.

Deixou a posição vincada na Assembleia de sexta-feira que discutiu a situação financeira da Junta de Freguesia mergulhada em dívidas e que passou por um processo eleitoral que acabou com a maioria socialista em São Jacinto.

No momento em que estudam soluções para dar governabilidade à Junta, agora com maioria da Aliança com Aveiro, o PS pede soluções para enfrentar a crise sem depender em exclusivo da Câmara de Aveiro.

A dívida até agora apurada pelo Executivo ronda os 730 mil euros mas o PS diz que é necessário validar esses valores “através dos critérios estabelecidos na Lei”, verificando a conformidade legal da despesa, regularidade financeira, economia, eficiência e eficácia”.

O principal partido da oposição volta a afastar-se do anterior autarca, António Aguiar (PS), e admite que entre 30% a 40% da dívida apurada não seja validada “passando a responsabilidade para quem assumiu esses compromissos”.

Com a Junta à espera da mão da autarquia de Aveiro para proceder ao saneamento da dívida, o PS sugere a “reorganização dos serviços e dos processos de tomada de decisão do Executivo, desde logo através da imediata aplicação da Lei dos Compromisso e Pagamentos em Atraso (LCPA)”.

Pede mais agilidade e uma governação que seja capaz de retomar, com rapidez, a capacidade de resposta na freguesia.

E admite a cedência de equipamentos públicos à Câmara, tal como acontece com o parque de campismo, a troco dessa capacidade de voltar a ser uma Junta equilibrada.