Aveiro: PS e Ribau Esteves com visões divergentes sobre método de participação pública no futuro da antiga lota.

2023-02-02 17:00

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Partido Socialista de Aveiro diz que o modelo seguido para debater o futuro dos terrenos da antiga lota não responde aos desafios das escolas europeias em matéria de participação pública.

Fernando Nogueira, vereador da oposição, levou o tema à reunião de Câmara desta quinta-feira, um dia depois de Ribau Esteves ter guiado uma visita ao local da exposição onde são apresentadas as 9 ideias para o futuro dos terrenos às portas da cidade.

São ideias apresentadas por cidadãos, profissionais ou empresas sem que se conheça o respetivo autor, pelo menos até ser desvendada a ideia vencedora que será apurada por um juri.

Fernando Nogueira diz que isso não basta para transformar o processo numa via de participação (com áudio).

O vereador questionou o exercício de fazer uma abertura da exposição de trabalhos candidatados a um concurso de ideias sem a presença de público ou autarcas.

Ribau Esteves foi confrontado, ainda, com críticas à falta de convite da Câmara aos vereadores da oposição que, ainda assim, estiveram no local, na abertura da mostra de trabalhos.

Nogueira diz que a informação no site da Câmara apontava para uma sessão pública.

O autarca de Aveiro esclareceu que se tratou de uma sessão apenas para jornalistas.

Ainda assim criticou os vereadores do PS por serem defensores de uma visão participada sem darem contributos (com áudio)

Os terrenos da antiga lota continuam na esfera da Administração do porto de Aveiro e do Governo e dependentes de negociações entre Ribau Esteves (CMA), Eduardo Feio (APA) e João Galamba (Ministro das Infraestruturas).

Ribau Esteves assinalou a abertura da exposição das 'ideias' e confirmou o interesse dos participantes nesta iniciativa numa fase em que não é conhecida a identidade dos autores.

O futuro da Lota em ideias apresentadas no Centro de Congressos até dia 9 e com decisões sobre o vencedor do concurso até final do mês.