Aveiro: PS diz que vai estar atento a manobras eleitoralistas. Ribau Esteves acusa PS de falta de argumentos.

2021-01-08 07:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Partido Socialista promete vigilância sobre ações de índole eleitoralista e defende um quadro de consensos na governação a pensar a médio longo prazo com capacidade para diminuir a conflitualidade.

A primeira reunião de Câmara, marcada pela informação de processos judiciais e administrativos no âmbito da contestação a processos como reabilitação do Rossio fica marcada pela declaração dos vereadores do PS na Câmara de Aveiro.

O principal partido da oposição afirma-se preparado para combater o “comportamento eleitoralista dos autarcas que, em anos de eleições, aumentam os défices e as despesas municipais, fazendo crescer o emprego municipal”.

E atenção às obras e ao aumento da despesa.

Uma referência ao quadro de obras que atravessa o município de Aveiro e que, segundo os socialistas, provocam “atitude desesperante” face aos constrangimentos provocados por obras “em ano eleitoral”.

Em muitos casos, o PS vê “perturbação da qualidade de vida” e regista a “enorme tensão e litígios crescente dos cidadãos contra a Câmara” muitas vezes por não existir “respostas atempadas”.

Desfiando uma lista de temas, os socialistas lembram os processos judiciais da ASPEA e do Juntos pelo Rossio, a contestação à adjudicação do Ferry elétrico, a manifestação pública em S. Bernardo contra o abate de árvores, a gestão da obra na Avenida Lourenço Peixinho; na Rua da Pega; Estação da CP; Parque de Estacionamento da Estação da CP; Verdemilho; R. dos Ervedeiros; Avenida Europa (rotundas para grandes superfícies comerciais e passagem superior da Linha do Norte) como exemplos de um tempo que alterou a vida dos aveirenses.

À partida para o ano eleitoral, o PS promete colocar-se “contra o caos do desespero eleitoralista em que o Presidente da Câmara está a mergulhar Aveiro” e promete “ouvir a população” (com áudio).

Ribau Esteves diz que só numa realidade paralela alguém se queixa de obras num município com graves atrasos estruturais.

É a reação do autarca de Aveiro à crítica do PS que não quer manobras eleitoralistas em ano de eleições autárquicas.

O presidente da Câmara de Aveiro ouviu o vereador Manuel Sousa falar em “atitudes desesperantes” da população pelo amontado de obras e respondeu acusando a oposição de incapacidade para apresentar argumentos políticos sustentados (com áudio)

A resposta do autarca de Aveiro que lembra a existência de atrasos em obras devido a problemas jurídicos, administrativos ou decorrentes das dificuldades das empresas.

Deu o exemplo da obra da cobertura do estádio municipal, com atraso devido a questões jurídicas decorrentes do concurso.