Aveiro: PS diz que reforço na recolha de lixo expõe erros do caderno de encargos do concurso.

2019-06-19 07:57

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Aveiro toma posição sobre a adenda ao contrato com a Veolia para criticar o processo que levou à mudança da SUMA para a Veolia no serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos.

Reação ao anunciado investimento de quase mais 500 mil euros para responder ao aumento da recolha.

Contas feitas, o PS diz que entre o valor da indemnização pago à SUMA (750 mil euros) e a adenda ao contrato as poupanças são cada vez menos notadas.

E deixa críticas à formas como o processo foi conduzido. “Considerámos desde sempre que este foi um processo mal conduzido. Com um caderno de encargos desadequado, que, tal como nos transportes, é apresentado como um ato político de elevadíssimo rigor e, com o passar do tempo, pouco tempo mesmo, já vem agravar o bolso dos aveirenses para repor níveis de eficiência que deveriam estar bem sustentados no caderno de encargos”.

Ao fim de 8 meses a autarquia faz o ajustamento com reforço da recolha tendo justificado essa necessidade com o “aumento de turistas e de produção de resíduos pelos moradores”.

“Isto não é rigor na gestão pública; trata-se de displicência em prejuízo de serviços básicos e da qualidade de vida dos aveirenses, como diariamente é visto por todos. Falámos nos transportes que era uma concessão “low cost” em que se privilegiava um serviço barato e em que não eram tidos em conta os interesses dos munícipes”.

O PS votou contra a adenda e assume a critica pela gestão a montante por aquilo que diz ser a diminuição dos serviços no caderno de encargos.