Aveiro: PS diz que presidente da Junta de São Jacinto foi "marginalizado" no hastear de bandeira azul.

2021-06-11 10:06

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Aveiro lamenta que o presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto não tenha sido chamado a hastear a bandeira azul na praia.

A autarquia disse, ontem, que o autarca esteve na cerimónia mas a estrutura concelhia socialista diz que falhou o protocolo numa ação que era habitual em anos anteriores com o presidente de Junta a Hastear a Bandeira.

“Mais do que protocolo, honra e dignidade. Na Freguesia de São Jacinto o presidente da Junta é marginalizado. Os atos públicos seguem princípios básicos de protocolo em que, entre outros aspetos que a lei consagra, há a garantia de pluralismo”.

A autarquia explica que no ano em que as Câmaras da Murtosa e Aveiro quiseram dar nota de boa vizinhança coube ao autarca Joaquim Batista hastear uma das bandeiras retribuindo o gesto de Ribau Esteves que foi convidado nas praias da Murtosa.

Ainda assim, o clima de afastamento tem sido marca ao longo do mandato em particular nos últimos meses.

Recentemente a autarquia de Aveiro notou que António Aguiar não teve qualquer palavra sobre o investimento no novo ferry elétrico que irá beneficiar as ligações à freguesia.

Agora o afastamento parece ser ainda mais acentuado a poucos meses de eleições, já com a recandidatura assumida pelo PS.

Em nota publicada nas redes sociais, o PS de Aveiro fez questão de lamentar a forma como o autarca foi tratado pela Câmara de Aveiro.

“Durante anos o presidente de Junta de S. Jacinto foi uma das pessoas que hasteou uma das bandeiras da sua praia. Este ano o Presidente da Câmara resolveu quebrar o protocolo e não lhe dar nem o lugar, nem a palavra, que lhe são devidos. É de lamentar que o tenha feito, já que o Presidente da Câmara deve respeitar os presidentes de todas as Juntas, independentemente da sua cor política, e independentemente se estamos em ano de eleições ou não. Tirar a voz ao Presidente da Junta em ano de eleições é uma forma de autoritarismo. O Partido Socialista não se revê neste tipo de atitudes. Quem não dignifica, nunca sai honrado”.

Com o autarca integrado na comitiva mas sem ser chamado a hastear uma das bandeiras, o PS diz que houve marginalização mas para a Autarquia aveirense tudo não passa de tempestade num copo de água.

Lembra que o convívio contou com António Aguiar e todos os passos foram partilhados por todos os convidados,