Aveiro: PS defende criação do Conselho Municipal do Associativismo.

2019-07-29 08:48

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Aveiro defende a criação de um Conselho Municipal do Associativismo como resposta à definição “clara” das regras dos apoios às associações.

“O Conselho Municipal do Associativismo, uma estrutura de carácter municipal, com funções de natureza consultiva e definidora de critérios de articulação e de apoio; orientadora e dinamizadora, com o objetivo de promover e fomentar a troca de informação e cooperação com todas as entidades que, no Município Aveiro e com o Município, têm intervenção no domínio do associativismo”, esclarece o PS.

O principal partido da oposição entende que o segredo não pode ser “arma do negócio” e defende a “transparência e colaboração livre, sem qualquer coação ou rateio” como ferramenta básica de trabalho.

“Os apoios, mesmo que monetário (fundamental num país de parcos recursos), não são para cativar ninguém ou ganhar eleições, mas para potenciar, independentemente de qualquer credo, sensibilidade social, natureza de atividade”.

A autarquia defende que existe “transparência e abertura” no processo de atribuição dos apoios assente em regras aprovadas por unanimidade.