Aveiro: PS debate desafios da digitalização.

2023-06-05 07:14

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão Política Concelhia de Aveiro do Partido Socialista promoveu, este sábado, dia 3 de junho, uma conversa sobre “Pessoas, Digitalização e Modernização Administrativa”.

A iniciativa decorreu no Auditório do Museu de Aveiro/Santa Joana e teve como convidados Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, e Alberto Souto de Miranda, Presidente do Conselho Coordenador da SEDES Aveiro.

Partindo do Programa Aveiro - Cidade Digital 2003-2006, foram discutidos os desafios que a digitalização trouxe e que apresenta a nível nacional e a nível local.

Em jeito de viagem no tempo por 25 anos de experiência falou-se da concretização do cadastro predial rústico e urbano digital; a formação à distância; a telemedicina; o teletrabalho; a modernização dos serviços e gestão públicos e a qualificação dos recursos humanos para a sociedade da informação.

Atualmente os oradores registam a concentração de esforços na Digitalização como passo para novas apostas na Modernização Administrativa.

Como temas do momento estiveram presentes o Regulamento Geral de Proteção de Dados; Interoperabilidade; Inteligência Artificial; Chat GpT; futuro das lojas e espaços de cidadão; impacto das redes 5G na sociedade portuguesa e a exclusão da Huawei das redes 5G em Portugal.

Esta foi a primeira conversa no âmbito do Ciclo de Conferências “Os Desafios do Futuro”, promovidas pela Comissão Política Concelhia de Aveiro do Partido Socialista.