Aveiro: "Precisamos de uma política de reindustrialização. Não podemos cingir-nos ao turismo" - Jaime Quesado.

2022-07-05 10:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Portugal deve agarrar a reindustrialização e não pode fixar-se apenas no turismo.

Mensagem de economista e gestor Jaime Quesado na sessão que assinalou os 15 anos do lançamento do livro “O novo capital”.

Em tempo de balanço, o antigo gestor do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, realçou a importância de encontrar oportunidades em quadros como o atual, marcados pela instabilidade.

Lembra que Portugal saiu da rota dos grandes investimentos internacionais e que seria positivo retomar esse filão junto de grandes empresas (com áudio)

A análise de Jaime Quesado 15 anos depois do lançamento do livro “O novo capital”.

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro foi palco deste reencontro.

O empresário e gestor Carlos Martins (Martifer) deixou uma análise sobre a evolução da economia.

Afirmou otimismo perante o quadro de dificuldades.

Admite que os governos vão ter de apoiar socialmente os mais desfavorecidos uma vez que as crises aumentam, tradicionalmente, o fosso entre ricos e pobres.

Sobre a evolução dos salários, antevê uma melhoria baseada no conhecimento mas também devido à escassez de recursos (com áudio)

Ribau Esteves, atual autarca de Aveiro e antigo gestor do cluster do mar, lembra que há 15 anos, na condição de autarca em Ílhavo, esteve na apresentação do livro de Jaime Quesado.

Ribau diz que daí para cá o país perdeu o rasto a ações como o trabalho dos clusters que poderia ter ajudado a qualificar o país.

Alguns desses esforços foram feitos ao tempo de José Sócrates no Governo (com áudio)