Aveiro: PCP intensifica luta pelo investimento em transporte público.

2022-05-30 14:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Comunista Português defende investimento na rede de transportes públicos como pilar do sistema de mobilidade e teme que Aveiro continue sem investir de forma decisiva no sistema.

Acusa a autarquia e a concessionária de não elevarem os padrões de serviços.

“A falta de linhas que abranjam toda a cidade, os horários inadequados ao horário laboral e escolar que afetam milhares de trabalhadores e estudantes, o estado deficiente de algum do material circulante e a falta de pessoal transformam a deslocação de autocarro em Aveiro num verdadeiro caos. Também as ligações às freguesias do concelho de Aveiro com os concelhos vizinhos são insuficientes prejudicando a mobilidade das populações”.

O PCP alerta, ainda, para a falta de meios humanos.

“Devido à falta de investimento e contratação de mais trabalhadores, a Transdev, não tem capacidade para substituir um trabalhador que não pode comparecer ao trabalho, levando a que se suprimam essas carreiras”.

Na nota divulgada esta segunda-feira, refere a luta pela gratuitidade e a intermodalidade de transportes públicos “com carreiras e horários que dêem resposta às suas necessidades”.

Além da economia e da resposta social, lembra que se trata de uma aposta na redução da emissão de gases de efeito de estufa e de outros poluentes com efeitos nocivos na saúde humana e nos ecossistemas.

E lembra que aos preços praticados a rede não cativa novos utilizadores.

“É incomportável o elevado custo das viagens praticado pela Transdev. Veja-se o exemplo do valor praticado nas ligações às praias, torna-se absolutamente impeditivo para uma família deslocar-se”.