Aveiro: Novo acesso ao parque adiado para o momento da ampliação do hospital.

2018-09-20 19:09

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro aposta na criação de um novo acesso ao parque infante D. Pedro mas a obra fica adiada para o momento da ampliação do hospital.

O executivo municipal analisou a modificação do contrato para a qualificação urbanística e tratamento do passivo ambiental da área dos antigos armazéns e criação do novo acesso ao Parque da Cidade de Aveiro.

Nesta fase é garantida a demolição e a construção do parque de estacionamento mas o projeto de arquitetura que prevê a execução de um parque de estacionamento (de uso gratuito) e um novo acesso ao Parque da Cidade de Aveiro (na zona do Parque Infante D. Pedro).

A empreitada, adjudicada em janeiro à empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens, Lda., pelo valor de 154.000€ (+ IVA), pretendia reforçar a estrutura ecológica, aumentando a mancha vegetal do Parque, permitindo ajustar alguns percursos e reorganizar a área circundante, com especial incidência para a entrada poente do Parque Infante D. Pedro, apresentando-se bem definida e estendida até aos passeios públicos.

A demolição do antigo estádio está mais atrasada e,por isso, a reconfiguração do acesso ao parque fica adiada por mais algum tempo.

Só depois do avanço do projeto dos novos edifícios de Consulta Externa e Centro Académico Clínico, a construir no âmbito da operação de qualificação e ampliação do Hospital Infante D. Pedro, permitirá a execução destas componentes.

Neste momento já arrancou a demolição dos Antigos Armazéns onde irá nascer de forma provisória o novo parque de estacionamento.

Com esta operação de demolição está a ser promovida a limpeza do espaço de onde foram já retiradas várias dezenas de toneladas de resíduos e de telhas com amianto.

A Companhia de Dança de Aveiro foi obrigada a mudar de instalações e os trabalhos decorrem a bom ritmo.