Aveiro na Festa do Avante com mensagem política e bagagem cultural.

2016-09-02 08:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro marca presença na Festa do Avante que, hoje, abre portas na Amora, Concelho do Seixal. Este ano, em que se assinala a sua 40ª edição, a Festa ganha uma nova dimensão juntando a Quinta da Atalaia à Quinta do Cabo da Marinha, recentemente adquirida pelo PCP.

Há 10 palcos com centenas de artistas da música clássica ao Blues, passando pelo Jazz, Rock, Hip Hop, Fado, Cante Alentejano, música tradicional entre outros. Mas a Festa terá também Teatro, Cinema, Artes Plásticas, Desporto, Ciência, Exposições, Gastronomia, Animação de Rua, Artesanato, Debates, Espaço Criança, Festa do Livro e do Disco e Espaço Internacional.

A Organização Regional de Aveiro do PCP está representada com um pavilhão próprio, em cuja exposição política procurará relevar as suas propostas e a importância da capacidade produtiva do Distrito nas suas diferentes componentes: industriais, agrícolas e no sector da pesca.

A exposição aborda a campanha nacional “ Mais Direitos, Mais Futuro - Não à Precariedade” que passou pelas empresas do distrito e as principais lutas desenvolvidas pelos trabalhadores e pelas populações em defesa dos seus direitos.

O espaço de Aveiro, decorado com seus elementos característicos, engloba ainda um Restaurante, onde serão servidos os pratos típicos da região, bem como um Bar para venda das tradicionais sandes de leitão e vinhos da região, a par da Doçaria.

No Palco Arraial atuarão também dois ranchos do Distrito: os “Moliceiros de Ovar” e o Rancho Folcórico de Nogueira do Cravo. No Palco Novos Valores actuarão os “The mad bad family”.

A fim de facilitar a deslocação à Festa do Avante, além do Comboio da Festa (organizado pela JCP) que pára nas Estações de Ovar e Aveiro, estão já garantidos 5 Autocarros de diversos pontos do Distrito, além de outros meios próprios de transporte. 

Tiago Vieira, da Direção Regional de Aveiro, lembra que este não é apenas um evento político mas também cultural de grande dimensão (com áudio)