Aveiro: Município tem acordo para dar apoio aos alunos do curso de medicina. Decisão sobre curso está por semanas.

2024-05-17 08:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro dá empurrão ao curso de medicina com a criação de condições para transporte de alunos e acesso a equipamentos do município que possam ser úteis à formação.

Câmara de Aveiro e Universidade de Aveiro celebraram um protocolo de colaboração com o objetivo de enquadrar a cooperação em tarefas específicas de interesse comum para ambas as entidades, no âmbito do apoio à formação e treino dos Alunos do Mestrado integrado em Medicina da UA.

Um esforço conjunto que já estava desenhado há alguns meses e que agora veio a público para dar suporte à criação do curso de medicina em Aveiro.

A autarquia espera que as decisões possam surgir até final do mês a pensar na abertura do curso no próximo ano letivo.

Depois de dois chumbos está em avaliação uma terceira proposta.

Ribau Esteves afirma-se confiante de que à terceira será de vez (com áudio)

A autarquia vai disponibilizar equipamentos Municipais, nomeadamente a biblioteca, com o intuito de assegurar locais de estudo, com acesso a computadores e ligação à internet; criar um circuito viário de autocarro ou ajustamento dos circuitos existentes, que permitam a deslocação dos docente e estudantes entre a Universidade de Aveiro e os seus locais de estágio clínico; apoiar na realização do transporte dos estudantes até aos Centros de Saúde do Município de Aveiro e desenvolver ações específicas nos seus eventos culturais e de outra natureza, que promovam uma formação cívica integral e uma integração cuidada na Cidade, no Município e na Região de Aveiro.

O Protocolo de Cooperação tem a duração de 10 anos, sendo automaticamente renovado por iguais períodos.

Ribau Esteves fala em compromisso que permita agregar condições para um trabalho de formação que passa por hospitais e centros de saúde (com áudio)

A autarquia diz que o anterior Ministro do Ensino Superior estava comprometido com a criação do curso de medicina.

Quanto aos novos responsáveis pela pasta resta perceber quais os planos mas o autarca admite confiança na concretização do objetivo.