Aveiro: Município presente em debate sobre desafios na gestão de resíduos.

2023-12-12 10:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro está entre os municípios portugueses que vão debater desafios urbanos, como a pressão turística, a organização de grandes eventos, o vandalismo ou a falta de civismo na gestão de resíduos.

O fórum é o 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana decorre a partir de hoje e até 14 de dezembro no Autódromo do Estoril, organizado pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU).

Nesta edição irá marcar presença Petra Loureiro, Responsável pelo contrato da Veolia Portugal de Recolha de Resíduos Municipais e Limpeza Urbana do Município de Aveiro, para participar na Mesa Redonda sobre Equipas Felizes.

Esta edição irá lançar o repto para se passar da intenção ao compromisso, demonstrando soluções inteligentes, criativas e inovadoras para mudanças duradouras e não apenas temporárias.

Com o mote “Limpeza Urbana ao Serviço das Pessoas e dos Territórios”, vários especialistas nacionais e internacionais vão estar em Cascais para analisar e debater as tendências e as boas práticas do setor, mas também para examinar os temas que marcam o programa da edição deste ano do ENLU: “O estado da arte do setor da limpeza urbana em Portugal e no mundo”; “Territórios mais vibrantes: A Limpeza Urbana como parte da solução”; “Limpeza Urbana Inteligente e com Impacto Neutro no Clima”; “Um serviço à prova de futuro e tendências de inovação”; “Limpeza Urbana bottom-up: feita para e pelas pessoas”; “Rumo ao Desperdício Zero”; “Quem faz parte da Limpeza Urbana: do CEO ao cantoneiro”.

“Numa cidade atrativa e vibrante, a Limpeza Urbana tende a ser um serviço invisível, mas, para que tal aconteça, é preciso reconhecer a importância desta atividade e de quem dela faz parte. Nesta edição do ENLU, queremos desafiar as pessoas a fazer isso mesmo, convidando-as a olhar os seus territórios pela perspetiva da limpeza urbana e inspirando-as para fazer parte de um compromisso que é de todos”, afirma Luís Almeida Capão, presidente da Direção da ALU.

Primeira associação nacional especificamente dedicada ao tema da limpeza urbana, a ALU regista hoje mais de 60 associados entre municípios, freguesias, empresas municipais e empresas privadas fornecedoras de serviços e equipamentos, num total de mais de 20 % da população portuguesa abrangida.