Aveiro: Município "ergueu-se" à liderança regional e assume "ambição" para novos desafios. (notícia actualizada às 15:20)

2022-05-12 12:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O feriado municipal de Aveiro destacou o trajeto do município na recuperação financeira até ao patamar de afirmação que permite afirmar “liderança regional”.

Os discursos do presidente da Assembleia e da Câmara acentuaram esse percurso dos últimos 8 anos até ao momento em que são projetadas obras de grande dimensão.

Luís Souto inspirou-se nas recentes subidas do Beira-Mar e do Esgueira, nos sucessos desportivos no desporto universitário e nos eventos como a Maratona Europa para pedir ambição.

“Temos que continuar a sonar e construir realidades bem alicerçadas”.

O presidente da Assembleia destacou a presença de Aveiro nos melhores lugares dos rankings nacionais e falou da capacidade de executar fundos europeus e do crescimento de população para acentuar o seu papel de “liderança regional” (com áudio).

Souto lembrou a recente passagem à fase decisiva da candidatura a capital europeia da cultura como sinónimo de ambição positiva em ambiente de cooperação no seio da região.

“A boa ambição é feita de liderança de de parceria”.

Falou da importância de trabalhar a melhoria dos transportes ao nível regional.

“Precisamos de ser arrojados ou corremos risco do municipalismo soçobrar”.

O representante dos cidadãos falou ainda da ambição social colocando saúde, educação, cultura e lazer como apostas a não perder de vista.

“O cidadão já evita perdas de tempo que há pouco eram necessárias. É preciso alargar esses serviços”.

A dinamização económica foi chamada ao Dia do Município com o presidente da AMA a referir as conquistas do reequilíbrio financeiro e a apelar à redução da carga fiscal.

“Temos que avançar para a diminuição dos encargos para os cidadãos”.

Os recentes despejos de bairro social também mereceram referência com dedo apontado ao Governo central acusado de esquecer a cidade em dossiês nucleares (portagens, habitação, antiga lota).

“Que sentido faz a longa espera pela requalificação do hospital?” questionou.

Ribau Esteves colocou a descentralização como elemento central do discurso para pedir “contas” e “ação” ao Governo (com áudio).

E foi inspirado pela chegada da Princesa Santa Joana a Aveiro há 550 anos que distinguiu o gesto como ato de descentralização.

“Arrojado ato de descentralização de Santa Joana que trocou Lisboa por Aveiro. Exemplo de desprendimento”, disse o autarca aproveitando o momento para adiantar que o Museu de Santa Joana vai recebe novos investimentos e vai modernizar a sua comunicação.

“Estamos na fase inicial do mandato determinado pelos resultados eleitorais. Mantemos elevado ritmo de investimento por todo o município. Palavra especial para a área da cultura com trabalho em crescendo. Ganhamos o direito de passar à segunda fase da seleção da candidatura a Capital da Cultura. Vamos continuar a prestar relevante serviço à cultura”.

O autarca falou de descentralização assumindo que o Município quer assumir novas competências.

“Reiteramos todo o empenho na descentralização. Há áreas em que a inércia do Governo não permitiu sair do zero. Estamos a iniciar trabalho com o novo governo. Agora libertos da geringonça é importante que o atual governo seja muito melhor que o anterior. O passivo em relação a Aveiro é enorme. Destaco a ampliação do hospital, entrega dos terrenos do antigo colégio Alberto Souto, da antiga Lota, frente ribeirinha de São Jacinto, decisão sobre a escola Homem Cristo, portagens, Tribunais, prisão e polícias. A degradação é a opção pelo desprezo. Prestamos todo o apoio ao Governo e exortamos o Governo a criar novos cursos de medicina”.

A proximidade e a parceria com a UA não foi esquecida.

“A vida do município vai continuar a ter contributos da nossa Universidade. Felicito o Reitor Paulo Jorge Ferreira pela eleição. Sabe que pode contar com a parceria empenhada da Câmara de Aveiro. Vivemos tempos de incerteza. Vivemos o tempo em que o medo limita a vida das pessoas. Impede a vivência de níveis de felicidade”.

As distinções foram entregues a Dulce Fátima Lopes Seabra (delegada de saúde), Filarmonia das Beiras, Artur Fino (artista plástico) e José Francisco Reis Pedreiras Neves Veiga (praticante de Xadrez e aluno de excelência a Matemática).