Aveiro: Junta de São Bernardo suspende colaboração com associação de apoio ao imigrante.

2022-05-04 09:02

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia de São Bernardo suspendeu a colaboração com Associação de Apoio ao Imigrante acusada de fazer parte das organizações pró-russas em ação de acolhimento de refugiados em Portugal.

Henrique Vieira, autarca de freguesia, afirma que não há provas concretas mas quer o esclarecimento cabal deste processo para manter a colaboração e a operação em instalações da Junta.

Um processo desencadeado por declarações da Associação dos Ucranianos em Portugal que numa lista encabeçada pela Câmara de Setúbal apontou outros exemplos de uma colaboração que entende como pouco saudável no acolhimento de refugiados de guerra.

"Neste momento, devido a toda as suspeitas levantadas o executivo decidiu suspender a atividade da Associação na Junta de Freguesia. Até que tudo se esclareça, esta é a nossa posição", refere o comunicado da Junta de São Bernardo.Lyudmila Bila, a presidente da associação que já leva 20 anos em Aveiro, nega colaboração com a Embaixada da Rússia ou com a Embaixada da Ucrânia.

Assegura “autonomia” e ação direta com o Alto Comissariado para as Migrações".

A líder da AAI garantiu ainda a continuidade do projeto educativo das aulas de português para refugiados ucranianos da associação, que estão a decorrer aos sábados à tarde na Escola n.° 1 de São Bernardo, envolvendo cerca de 35 alunos.