Aveiro: José Estêvão perpetuado na estação da CP como "Pai disto tudo".

2018-04-11 09:54

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A homenagem ao deputado oitocentista aveirense, José Estêvão, que tem memória perpetuada na estação da CP com um Painel de Azulejos do artista Marcos Muge é um sinal sobre a relevância da ferrovia e um estímulo para levar os decisores nacionais a não esquecerem o tecido económico exportador.

Ribau Esteves assinalou, desta forma, a data história de inauguração da antiga estação e a figura do Parlamentar que lutou pela alteração do traçado da linha do Norte como forma de colocar Aveiro no mapa ferroviário.

O atual autarca afirma que tratar bem Aveiro é também cuidar do país na sua dimensão mais prática uma vez que é no Centro e Norte de Portugal que se encontram as indústrias exportadoras.

Perante representantes da CP e da Infraestruturas de Portugal, o autarca deixou mensagem direta sobre a importância da modernização da ligação Aveiro – Águeda e da construção de uma ligação Aveiro – Salamanca em bitola europeia (com áudio).

Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, reconheceu o carácter visionário de José Estêvão a quem Aveiro deve a presença na rota da Linha do Norte (com áudio)

“É a valorização de Aveiro e a homenagem a uma pessoa importante no país. Participou na alteração do traçado da linha do Norte. Aveiro beneficiou de uma infraestrutura tão importante como esta. E é a data de inauguração da velha estação agora que vai arrancar a requalificação do antigo edifício”.

A estação de Aveiro celebra 154 anos e o artista Marcos Muge assume que se trata de um tributo pela valorização da região.

“É a história de José Estêvão, o pai disto tudo. Foi ele que conseguiu fazer a alteração com o seu peso político. Foi polémico mas conseguiu. Nunca tinha sido feita uma interpretação artística abordando esta questão. Fiz isto em 2000 quando se fez a nova estação”.

A CP esteve representada no evento e não deixou de responder aos apelos sobre o relançamento do comboio turístico Vouginha este verão. Apesar de uma avaria que colocou em risco a operação, ficou a garantia do presidente Carlos Nogueira de que tudo está a ser feito para cumprir a segunda edição (com áudio).