Aveiro: JCP reclama fim das propinas.

2021-10-21 08:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe a capanha nacional da Juventude Comunista Portuguesa a reclamar o fim das propinas.

Realiza-se hoje, dia 21, às 13h, na Fotossíntese da Universidade de Aveiro, uma Concentração com estudantes do Ensino Superior que se insere na campanha nacional da Juventude Comunista Portuguesa pelo fim das propinas.

“É hora de acabar com as propinas” é o mote da campanha que aproveita o início do ano lectivo e a retoma generalizada do ensino presencial para vincar essa luta.

A JCP relembra que os problemas sentidos pelos estudantes das Instituições do Ensino Superior “aprofundaram-se”, com especial destaque para o “elevado custo de frequência no Ensino Superior a propina e as taxas acrescidas, que colocam grandes dificuldades aos estudantes do Ensino Superior”.

Estes encontros visam “agitar os estudantes, mobilizar e intensificar a luta pelo fim da propina e pela garantia do direito ao Ensino Superior público e gratuito”.

Na Assembleia da República o PCP tem vindo a apresentar propostas que colocam o fim da propina para todos os ciclos de estudo.

Para além da Concentração em Aveiro, realizar-se-á uma Tribuna Pública, no dia 21 de Outubro, às 12h30, no Colégio Luís António Verney, em Évora.

Neste quadro, destaca-se, ainda, a iniciativa de lançamento da campanha em Lisboa, a 6 Outubro, na Cantina Velha da Cidade Universitária com a participação da deputada do PCP, Alma Rivera, e iniciativas em Coimbra a 7 de Outubro, Setúbal e Porto, no dia 14, e ainda a iniciativa em Braga, no dia 19.