Aveiro já entregou dossier final de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

2022-10-21 16:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro entregou hoje, dia 21 de Outubro, o dossier final de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O documento foi entregue em Lisboa, na sede do GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliações Culturais, pela mão de José Pina, responsável pela Comissão Executiva da Candidatura. O mesmo afirma estar “cumprido um trabalho de mais de três anos de preparação, planeamento, conceção, diálogo e auscultação, que envolveu pessoas e instituições das mais diversas áreas, desde especialistas a cidadãos comuns, que marca um momento importante do percurso da cidade na sua relação com a cultura”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, que é a principal entidade promotora desta candidatura, “este é um momento muito simbólico não só da afirmação de Aveiro no panorama cultural do país como do empenho da cidade no projeto europeu. Estamos para ficar no mapa destas duas linhas de ação e pensamento, com estratégias de longo prazo, que têm sido implementadas diariamente ao longo destes anos. Temos um projeto ambicioso, inclusivo e transversal, que pensa a sociedade como um todo e onde a cultura aparece ligada a todas as áreas das nossas vidas. A cultura é um valor artístico, patrimonial, social e económico, com tanto de individual como de coletivo, que une e distingue uma comunidade. Por sabermos ter um território tão rico em diversas áreas, por queremos potenciar aquilo que temos de melhor, decidimos assumir esta candidatura a Capital Europeia da Cultura”.

A preparação desta candidatura teve início em 2019, com a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030.

Seguiu-se um processo de trabalho que envolveu não só o setor cultural e criativo de Aveiro, mas também outros setores de atividade, da educação à saúde, passando pelo ambiente, turismo ou inovação, bem como as comunidades da cidade e região.

Durante este percurso identificaram-se desafios, necessidades e desejos, estabeleceram-se estratégias, parcerias e prioridades e desenharam-se projetos à escala local, regional e internacional, com vista a lançar bases para uma Cidade e uma Região de Aveiro mais sustentável, competitiva e atrativa à escala Europeia, que encontra na Cultura o seu ativo transformador.

O próximo passo será a visita do júri internacional à cidade, no próximo mês de novembro, seguindo-se a apresentação e defesa das candidaturas no início de dezembro, altura em que é apresentado o resultado final e anunciada a cidade portuguesa eleita Capital Europeia da Cultura em 2027, partilhando nesse ano o título com Liepaja, da Letónia.

A candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 é promovida pela CMA em conjunto com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Universidade de Aveiro, e a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.

A Comissão de Honra da Candidatura, apresentada em novembro de 2020, é presidida pelo antigo Comissário Europeu e atual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Pedro Rodrigues, do departamento de comunicação e arte da UA e programador dos Festivais de Outono, fala em ganhos para a comunidade artística e para os públicos com horizonte alargado até 2020 (com áudio)