Aveiro: Investimento de 30 milhões de euros para modernizar parque escolar até 2025.

2022-09-27 15:53

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Representantes da Câmara Municipal de Aveiro visitaram esta terça-feira várias obras no Parque Escolar local.

No terceiro dia da semana 'SER + Educação' destaque para estas visitas realizadas a obras do Parque Escolar, em particular, ao Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, Escola Básico do Bonsucesso, Escola Básica de Azurva, Escola Básica da Póvoa do Paço e a Escola Básica do Solposto e a sua Escola Provisória, junto ao Largo da Igreja de Santa Joana.

Ribau Esteves, Presidente da Câmara, sublinhou os valores do investimento financeiro nas Escolas aveirenses. No total a autarquia investe em vários projetos, cerca de 30 milhões de euros. (com áudio)

Na sexta-feira, 30 de Setembro, consuma-se a inauguração da EB Quintã do Loureiro. Trata-se de uma obra de 2 milhões de euros.

Ribau Esteves fala do esforço na qualificação escolar e urbana na cidade e no município. Abordou a questão da obra de requalificação na Avenida 25 de Abril, entre outras. (com áudio)

A obra de construção do Novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, um novo investimento da CMA no valor de 2,6 milhões de euros, a cargo da empresa EDIVALOR já está em curso.

Aquando da ativação da nova Escola e Jardim de Infância, a CMA vai implementar um sistema e circuito de transporte dedicado para as Crianças com residência mais distante (nomeadamente de Requeixo, Carregal e Nariz) e que necessitarem desse serviço.

No Jardim de Infância e Escola Básica do Bonsucesso está em curso a fase de demolições e preparação do terreno e novos alicerces para a obra de requalificação e ampliação num investimento Camarário de 1,2 milhões euros.

O Jardim de Infância e Escola Básica de Azurva recebe obras de 1,6 milhões de euros na qualificação e ampliação da atual infraestrutura.

Quanto ao Jardim de Infância e Escola Básica da Póvoa do Paço a ampliação e qualificação representa um investimento de 1,4 milhões de euros.

A visita terminou na empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica do Solposto, em Santa Joana, num investimento da CMA de 2,8 milhões de euros.

Mais salas, novos serviços e novas áreas resumem o investimento na qualificação do parque escolar.

Em declarações no final da visita o Presidente da Câmara destacou que o facto de “estas obras serem todas financiadas pelo orçamento municipal, apesar de continuarmos a lutar por financiamento europeu ainda no quadro do Portugal 2020, ou através do novo Programa de Fundos Comunitários, o Portugal 2030”.

“Estamos neste momento em fase de adjudicação de projeto das Escolas Básicas da Alumieira (Esgueira) das Leirinhas (Aradas) e de Sarrazola (Cacia). Depois destas operações ficam apenas a faltar as operações de qualificação do Jardim de Infância de Oliveirinha e da Escola Básica da Costa do Valado, e com isto completarmos neste mandato (2021/2025) a qualificação total do nosso Parque Escolar”, concluiu.