Aveiro: "Há obra pública fundamental para que se faça algo na antiga lota" - Ribau Esteves

2023-02-02 10:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro quer começar a dar futuro aos terrenos da antiga lota e define a limpeza como primeiro passo de um trajeto faseado que promete mudar a frente lagunar da cidade.

As 9 ideias para o futuro da antiga Lota em exposição no Centro de Congressos são um passo que se junta ao investimento público nos acessos ao local.

Ribau Esteves assinalou a abertura da exposição das ideias e confirmou o interesse dos participantes nesta iniciativa numa fase em que não é conhecida a identidade dos autores.

O autarca lembra tratar-se de uma área única que é cidade na laguna e que promete vir a marcar o futuro de Aveiro.

E que nesta altura exige, ainda, negociações com o Governo (com áudio)

A ideia é apresentar e debater ideias sobre “conceitos de ocupação” do território que depois dará lugar a um Estudo Urbanístico e que pode influenciar a elaboração de projeto.

Não é obrigatório que os proponentes estejam associados ao estudo urbanístico e só no início de Março se saberá quem venceu o concurso e qual a identidade. 

Ribau Esteves garante que o futuro passa por valorizar espaço público e privado.

E lembra que a fase dedicada ao investimento público começou com a nova ponte de São João.

Continua agora com o arranque das obras de acesso à ponte das eclusas e à construção da segunda travessia.

E inclui a limpeza de toda a área (com áudio)

O futuro da Lota em ideias apresentadas no Centro de Congressos com os primeiros passos de um trajeto que irá definir novos usos.

Ribau deixou ainda a certeza de uma utilização que fica bem abaixo da capacidade construtiva prevista no plano de urbanização do programa Polis.

Explica que a tutela do espaço seguirá linhas semelhantes às do Plano de Pormenor do Centro em que o terreno será "loteado" e disponibilizado em parcelas (com áudio)