Aveiro: Governo assume atrasos no Caião e Griné e anuncia obras para 2021.

2020-11-05 11:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Governo reconhece atrasos na recuperação de bairros do Caião e Griné e assegura obras em 2021.

O tema passou pela audição orçamental dedicada à habitação e infraestruturas com o deputado do BE, Nelson Peralta, a questionar o Ministro da Habitação sobre a necessidade de obras nos bairros do Griné e do Caião (áudio).

Em resposta, foram anunciadas obras de reabilitação em 2021.

“No concelho de Aveiro temos 295 fogos de habitação social propriedade do IHRU, muitos deles - para não dizer a maior parte - estão em situação de degradação”, começou por dizer o deputado bloquista que perguntou “se é este ano (em que está prevista a reabilitação de 4 mil fogos do IHRU) que as obras vão começar também nos bairros do Griné e do Caião em Aveiro”.

“O Estado teve uma política errada de venda do património estatal. Só no concelho de Aveiro, foram vendidos os 253 fogos sociais e vamos ver o levantamento de necessidade de famílias que precisam de realojamento e, antes da pandemia, eram 227 famílias. Aquilo que era propriedade do Estado e foi vendido falta agora para dar resposta a estas famílias, dado que não foram construídos mais fogos”, considerou Nelson Peralta que perguntou se “o IHRU vai providenciar mais habitação social para as famílias mais carenciadas, mas também habitação de propriedade pública para as camadas de classes médias no país e no caso concreto de Aveiro”.

A resposta foi dada pela secretária de estado da habitação, Marina Gonçalves, que referiu que o investimento de 13,6 milhões de euros para 2021 vai incluir a intervenções nos bairros do Caião e Griné, garantindo que esse investimento começará em 2021 (com áudio)