Aveiro foi a cidade escolhida para o primeiro evento da Associação Viveiro.

2024-05-03 20:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro foi a cidade escolhida para o primeiro evento da Associação Viveiro.

As iniciativas, que se estendem ao longo do ano, arrancam este sábado com o Chef Ricardo Costa, natural da região, como primeiro protagonista.

Este é o fim de semana em que será lançado o Guia Gastronómico de Aveiro.

Reunir na mesma mesa residentes, visitantes, chefs, produtores locais, investigadores e artistas para pensar, partilhar e provar a identidade gastronómica de uma região.

Este é o mote do “Viveiro: Aveiro 2024”, um evento integrado na programação da Capital Portuguesa da Cultura e organizado pela Associação Viveiro, criada com o propósito de promover e divulgar o património culinário nacional.

Partindo de quatro temas – Identidade, Democracia, Sustentabilidade e Inovação – e organizando-se em diferentes atividades distribuídas ao longo do ano, a iniciativa acontece nos dias 4 e 5 de maio, 8, 9 e 10 de junho, 13, 14 e 15 de setembro e 15, 16 e 17 de novembro em vários locais da cidade, tendo o Mercado do Peixe de Aveiro como quartel-general, culminando numa Ceia de Natal performática no dia 14 de dezembro.

"Viveiro: Aveiro 2024” arranca, este fim de semana, dias 4 e 5 de maio, sob o tema Identidade.

Este primeiro fim de semana será marcado pelo lançamento oficial do Guia Gastronómico de Aveiro, um documento gratuito, disponível em formato digital, que reúne a história, a produção e as principais características de oito ingredientes originais da região: sal, algas e plantas halófitas, ovos moles, bacalhau, enguia, leitão, ostras e vinhos da Bairrada.

No sábado, a programação começa com uma viagem que explora a identidade dos vinhos da região à boleia do Dia Internacional da Baga, uma iniciativa criada pelo coletivo Baga Friends.

Entre as 10h00 e as 18h00 será possível visitar as adegas de 7 produtores da Bairrada – Luís Pato, Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Quinta de Baixo/Niepoort, Sidónio de Sousa e Vadio – para provas de vinho, animação, pratos típicos e algumas surpresas.

Um dos momentos mais marcantes da primeira edição do evento acontece no Museu de Aveiro.

O edifício histórico da cidade abre as portas ao público para uma degustação do Guia Gastronómico de Aveiro, onde o Chef Ricardo Costa será responsável pela curadoria de um menu que celebra o património culinário da região, contando com a presença de alguns produtores.

O jantar será servido, pelas 19h30, nos claustros do Museu e terá o valor de 25,00€ por pessoa, com uma seleção de vinhos e espumantes incluída.

Antes disso, pelas 18h00, o diretor do Museu, José Rebocho Christo e o Chef aveirense, responsável pelo Restaurante Gastronómico, no The Yeatman Hotel, galardoado com duas Estrelas Michelin, protagonizam uma conversa única sobre a herança culinária e o legado gastronómico daquele território.

“A zona de Aveiro é uma das mais ricas do país gastronomicamente. Tem praticamente tudo com qualidade: peixe, marisco, carnes, vinhos, sal e até azeite. Participar numa iniciativa como esta é perpetuar este património gastronómico e dar-lhe a visibilidade que merece”, sublinha o Chef Ricardo Costa.

“Viveiro: Aveiro 2024” é uma iniciativa pensada para toda a família e no último dia do evento, domingo, a antiga estação ferroviária de Aveiro recebe um workshop de ovos moles, orientado pela Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro. A atividade é gratuita e realiza-se entre as 10h00 e as 12h00.