Aveiro: Executivo aprova distinções do Feriado Municipal. D. António Francisco com nome perpetuado numa das novas avenidas.

2021-05-07 07:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A área social em destaque nas distinções honoríficas do feriado municipal de Aveiro.

O provedor da Santa Casa e a presidente do Centro Comunitário da Vera Cruz vão ser distinguidos no dia 12 de Maio.

Lacerda Pais e Isménia Franco são dois dos homenageados.

O Executivo Municipal deliberou aprovar, por unanimidade, as propostas de atribuição de Distinções Honoríficas Municipais, que serão entregues na sessão solene do Feriado Municipal de 12 de maio de 2021, às 11h00, no Centro de Congressos de Aveiro.

Carlos Alberto Lacerda Pais recebe a Medalha de Mérito Municipal em Prata; Antero Marques dos Santos (antigo autarca de freguesia homenageado a título póstumo) é distinguido com a Medalha de Mérito Municipal em Cobre; Carlos Magalhães, professor do agrupamento de escolas de Aveiro, recebe a Medalha de Mérito Municipal em Cobre; Fatinha Ramos, ilustradora, recebe a Medalha de Mérito Municipal em Cobre e Susana Sargento, investigadora da Universidade de Aveiro, recebe a Medalha de Mérito Municipal em Cobre.

Na mesa reunião ficou a saber-se que D. António Francisco dos Santos terá o nome numa nova Avenida da Cidade.

Bispo de Aveiro entre 2006 e 2014, dá nome à Avenida que liga a Alameda Silva Rocha à Avenida Vasco Branco e seguindo até à futura rotunda do Túnel de Esgueira substituindo num dos troços, o topónimo do Foral de Esgueira, que passa a ser o topónimo da frente da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima.

Natural de Tendais, Cinfães, D. António Francisco dos Santos faleceu a 11 de setembro de 2017, no Porto.