Aveiro: Estudantes reportam ao BE dificuldades com acesso a habitação.

2021-09-13 16:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura autárquica do Bloco de Esquerda reuniu, hoje, com a Associação Académica da Universidade de Aveiro e as dificuldades no acesso à habitação estiveram em foco.

Da parte da Associação Académica como temas nucleares foram colocados o preço da habitação e os transportes públicos.

São alguns dos principais problemas enfrentados pelos estudantes.

Os representantes dos estudantes apontaram, como exemplo, que há 6 anos um quarto custaria em média 150 euros por mês e agora está nos 220 podendo chegar aos 300 a 320 euros.

Consideram como necessidade urgente a construção de novas residências universitárias.

Nelson Peralta, candidato do Bloco e Esquerda à Câmara Municipal, fez a defesa dessas queixas para concluir que estão em linha com o que tem sido dito sobre os custos da habitação em Portugal.

Considera “urgente” a construção de novas residências universitárias para além das duas já previstas e defende pressão da autarquia junto do Governo para esse fim e enquanto ator que deve fomentar o alargamento da oferta em terrenos públicos.

“A Câmara Municipal tem que intervir e regular o 'mercado' habitacional, garantindo que o preço da habitação baixa e que é cumprido o direito à habitação".

Nos transportes apontaram a falta de carreiras e a sua desadequação às necessidades dos estudantes.

Abordaram ainda a importância da conexão da Universidade com a cidade e o concelho, políticas culturais, questões de sustentabilidade, as acessibilidades, a internacionalização e a saúde.