Aveiro estreita laços com Gijón e Villarreal.

2022-10-14 15:59

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro estreita laços com Gijón e Villarreal.

Ribau Esteves reuniu, ontem, nos Paços do Concelho, com a Alcaldesa de Gijón, Ana González Rodrigues, à margem da reunião da Rede Europeia CulturNext, acedendo à solicitação da sua homóloga espanhola, com o objetivo de trocar impressões sobre a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 pelo interesse do Ayuntamento de Gijón em conhecer a experiência de Aveiro para o seu processo de Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2031.

O encontro serviu também para abordar várias questões do desenvolvimento dos dois Municípios e da Europa, tendo sido estabelecido um quadro base de compromisso para a cooperação entre Aveiro e Gijón.

No encontro com o Alcaide de Villarreal, José Benlloch Fernández e a sua delegação, que integrava Professores e Doutorandos da Universidade Jaume I e da Universidade de Aveiro (UA), da área da Cerâmica, foi abordado o histórico de trabalho de há muitos anos de cooperação entre as duas Universidades.

Uma das áreas de interesse é a indústria cerâmica nos dois territórios.

Portugal é o País convidado da “Feira científica, tecnológica y de innovación – destaca2022” que se realiza no “Centro de Congresos, Ferias y Encuentros de Villarreal” de 16 a 18 de novembro.

A autarquia junta-se à UA na presença em Espanha.