Aveiro: Escolas de Santa Joana em obra no Verão. Autarquia espera resposta sobre futuro da Homem Cristo.

2021-05-04 09:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro espera resposta do Governo às propostas avançadas para o futuro da Escola Secundária Homem Cristo.

Entre a reabilitação do edifício e a sua adaptação às comodidades atuais no mundo do ensino ou a sua substituição por uma nova escola, a autarquia espera que o Governo tome decisões para poder intervir.

A renovação da escola básica 2,3 de São Bernardo e do Conservatório de Música e a retirada de amianto de quatro escolas são empreitadas que resultam de interações com o Governo.

Ribau Esteves diz que os dados estão lançados à espera de posições finais que permitam dar futuro da Escola Homem Cristo (com áudio)

O autarca guiou, ontem, uma visita pelas empreitadas de requalificação das escolas básicas do Solposto e dos Areais, ambas com primeiro ciclo e jardim-de-infância, na freguesia de Santa Joana.

Ao que tudo indica as obras começam no Verão implicando que as crianças frequentem instalações alternativas durante o próximo ano lectivo.

No caso do Solposto, serão instalados contentores num terreno cedido pela paróquia, ao passo que nos Areais os alunos irão usar uma antiga escola, desactivada há dois anos.

A requalificação e ampliação da Escola Básica (EB) do Solposto é um investimento da CMA de 3.073.438€, que vai permitir a criação de oito salas para o 1.º ciclo, duas salas para o pré-escolar (num só edifício) e a resolução de diversas carências, como são as questões relacionadas com a segurança, a eficiência energética do edifício, a qualidade e o conforto do espaço dos edifícios e do recreio.

No que respeita à EB dos Areais, a CMA vai investir 1.370.877€ na reabilitação das suas atuais quatro salas de 1.º Ciclo e na renovação total da sala de Jardim de Infância e de toda a área de recreio.

Depois de no início de 2021 terem avançado para o terreno a reabilitação e ampliação das Escolas Básicas da Póvoa do Paço, Quintã do Loureiro e Azurva, estão ainda previstas intervenções nas Escolas Básicas das Barrocas e Bonsucesso, além da nova EB de Eixo e do novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima (todas em concurso público de obra).

Estas nove obras correspondem a um investimento total da CMA em 2021 e 2022 de 18 milhões de euros (com áudio).

O Presidente da CMA aproveitou o momento para se deslocar à Rua de São Brás, onde se encontra em fase final de execução a obra de alargamento e arranjos urbanísticos do gaveto deste arrumamento com a Rua Chão de Além e da área envolvente da Igreja de São Brás.