Aveiro entre os municípios com maior sustentabilidade e Ílhavo na segunda metade do Rating Municipal Português.

2019-05-09 11:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro entre os municípios com mais sustentabilidade e Ílhavo na segunda metade do ranking que agrupa os 308 municípios nacionais.

A apresentação do Rating Municipal Português, da Ordem dos Economistas, foi feita esta semana e a avaliação integra 4 dimensões de análise.

Leva em consideração a governação municipal, o serviço aos cidadãos, o desenvolvimento económico e social e a sustentabilidade financeira.

Aveiro está entre os 10 melhores e é mesmo dos municípios médios mais sustentáveis devido a um "bom comportamento em quase todos os indicadores".

Ílhavo ocupa a 173ª posição e entre os onze municípios da Região de Aveiro alcança o 9º lugar.

Participaram neste estudo académicos internacionais, técnicos do Tribunal de Contas, da Direção Geral das Autarquias Locais, da Inspeção Geral de Finanças, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da associação cívica Transparência e Integridade, entre outras entidades.

Autores do estudo explicam que há "características intrínsecas" que colocam os municípios do interior nas posições mais baixas nomeadamente quanto à inexistência de meios, de recursos humanos e financeiros que potenciem o serviço aos cidadãos e o investimento público.

Lisboa, Porto e Oeiras lideram o ranking.