Aveiro: "É urgente que o Governo dialogue, responda e decida" - Ribau Esteves.

2021-10-13 17:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

 O presidente reeleito da Câmara de Aveiro reafirma que o terceiro e último mandato na liderança da autarquia será o “melhor dos três” que cumpre ao serviço do município.

Ribau Esteves tomou posse e deixou vincado que os desafios, logo que ultrapassada a pandemia, estarão centrados em “grande crescimento e desenvolvimento”.

Qualificação do parque escolar, apoio às IPSS em investimentos de ampliação e qualificação, ampliação de áreas de acolhimento empresarial, ampliação do parque de feiras com pavilhão multiusos, investimento público na educação, qualificação ambiental, investimento na cidade tecnológica e aposta na candidatura a capital Europeia da Cultura são os pilares assumidos pelo autarca no lançamento do mandato.

Ao Governo deixou recados para a urgência na tomada de decisões (com áudio).

Com a ampliação do Hospital no topo das prioridades, Ribau Esteves falou da entrega da antiga lota e da frente Ria de São Jacinto à gestão municipal, a entrega de património abandonado como o antigo Colégio Alberto Souto e o antigo Centro de Saúde Mental de São Bernardo.

Pediu decisões sobre a criação de novas instalações para tribunais, em estado precário, reabilitação da Escola Básica 2,3 de São Bernardo e do Conservatório de Música e quanto ao futuro da escola secundária Homem Cristo que, por vontade de Ribau Esteves, seria transformada em espaço para acolher serviços municipais, desde que surja uma nova escola Homem Cristo, o autarca pede uma resposta do Governo ou, em alternativa, a qualificação do edificado da escola.

O autarca aproveitou a tomada de posse para fazer um acerto de contas com opositores externos e internos.

A primeira referência foi para o PSD. Deu nomes à concelhia de Aveiro do PSD que pretendia despedir todos os presidentes de Junta e toda a equipa do autarca e que tentou evitar o uso do nome Aliança com Aveiro.

Ribau Esteves diz que o resultado das autárquicas é também a porta de saída para esses dirigentes políticos (com áudio)

“Um basta que devem ouvir de uma vez por todas para seguirem para outros caminhos da vida e para podermos dar ao Município de Aveiro uma Concelhia do PSD honrada, trabalhadora e que seja um parceiro bom e saudável do processo político”.

David Iguaz e Élio Maia também foram visados como proponentes de movimentos independentes que pouco tinham de independência.

“A segunda, aos Cidadãos que se arvoram em independentes e representantes dos Cidadãos sem irem a votos, que instrumentalizam discordâncias normais sobre projetos para se promoverem e publicitarem, e na primeira oportunidade, assumirem candidaturas autárquicas por Partidos políticos que se aproveitam dos Cidadãos independentes que afinal não o eram, como já evidenciavam alguns indícios”.

Nas referências individualizadas questionou a atitude de um diretor de agrupamento de escolas que teve participação ativa na campanha.

Visou diretamente Fernando Delgado a quem acusou de “não saber cuidar da relação das suas funções públicas com as suas prestações políticas”.

Ribau diz ter vivido uma campanha dura como ainda não tinha visto em 24 anos de eleições.

“De facto, tendo disputado pela sétima vez uma Eleição Autárquica como Candidato a Presidente de Câmara Municipal, nunca tinha testemunhado uma situação tão grave e negativa para a Democracia e, como é evidente pelos resultados, para quem agiu dessa forma absurda. A verdade, a lealdade, a educação e a honra, devem estar sempre presentes na luta política, deixando as saudáveis disputas políticas e eleitorais assentar nas diferenças nas ideias, nas pessoas, nas propostas”.

Luís Souto, presidente da Assembleia Municipal, que deu posse aos órgãos autárquicos fez o elogio de quem se entrega à causa pública.

Palavra de agradecimento e reconhecimento a todos os autarcas.

E na hora da chamada de Ribau Esteves salientou a vontade do povo que quis na liderança um interlocutor “objetivo” (com áudio)

O presidente da AM avisou para a importância do ciclo de quatro anos.

“O novo ciclo será dominado pela última grande oportunidade dos fundos europeus de grande envergadura, a Capital Europeia da Cultura, a reconversão da antiga lota, o novo centro hospitalar, o desafio para levar a patamar mais elevado de desenvolvimento e qualidade de vida. É necessário experiência e conhecimento, mas também abertura para pensamento fora da caixa. Aveiro conta com todos”.