Aveiro dá a conhecer os projetos musicais mais relevantes da região centro.

2024-03-06 17:45

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro vai dar a conhecer os projetos musicais mais relevantes da região numa série de 12 episódios com o carimbo de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

Inspirado em programas como 'Tiny Desk, Transmissions from Down Below' terá concertos intimistas e entrevistas a artistas de Aveiro.

A Câmara Municipal de Aveiro apresenta a série audiovisual que dará a conhecer alguns dos projetos musicais mais relevantes da região de Aveiro.

Inspirado em projetos como Tiny Desk, KEXP, Porta 253 ou Pinehouse Concerts, mas com uma linguagem, curadoria e direção artística singulares, Transmissions from Down Below terá 12 episódios, que intercalam concertos intimistas, realizados no auditório subterrâneo da VIC // Aveiro Arts House, com entrevistas aos músicos convidados.

A primeira temporada da série reúne músicos e bandas naturais da região – como MEMA., Troll’s Toy, Síria e Musgos— e projetos musicais que fizeram de Aveiro a sua casa e palco de eleição, como Sonny Santos, dos Estados Unidos da América, Santi Lesca (Argentina) ou Skier (Sérvia). São artistas que representam a cena musical contemporânea local, com um amplo espectro de estilos — como o rock, a eletrónica, o folk e o jazz —, confirmando assim a diversidade do panorama musical aveirense.

Os episódios serão publicados todas as terças-feiras, a partir de 12 de março, no canal de Youtube da VIC NIC, e serão também transmitidos às 22h30 no Canal180, canal de televisão dedicado à cultura e criatividade, disponível no Cabo, Internet e Mobile.

O projeto culminará num episódio extra, gravado em Aveiro e transmitido em streaming durante a primeira semana de junho, por ocasião do 180 Creative Lab, um evento organizado pelo Canal180 com residências artísticas, exposições, concertos, laboratórios, entre outras atividades. A edição de 2024 realiza-se na cidade de Aveiro.