Aveiro: Cota da estrada dique é referência para futuras obras na frente lagunar.

2022-02-02 09:45

Categoria: 

Concelho: 

É uma das ações de mitigação dos efeitos das alterações climáticas mais visíveis em Aveiro.

Depois das águas terem galgado o sistema de eclusas e comportas, na zona da antiga Lota, a Câmara de Aveiro mandou “subir um metro” o coroamento da nova estrada-dique, obra que está concluída e que tem em curso a reparação da base submersa.

Intervenção que, segundo o autarca de Aveiro, Ribau Esteves, em declarações à agência Lusa, acrescentou cerca de um metro à atual cota e que poderá funcionar como “referência” para futuras intervenções em zonas de risco.

Esta ação está sob estudo a cargo do gabinete de engenharia de Carmona Rodrigues que dará uma panorâmica sobre as zonas da cidade que irão exigir, com prioridade, essa ação.

“O objetivo é verificar que medidas concretas é que temos que aplicar, como por exemplo subir a cota do topo do muro do sistema de comportas eclusas”, explicou Ribau Esteves.

Uma das áreas que vai subir a cota dos terrenos em área inundável é a antiga lota, ainda à espera da transferência de tutela do Porto de Aveiro para a Câmara local e que, segundo o Ministro das Infraestruturas, terá de ser paga depois de concluído o processo negocial.