Aveiro: Contas aprovadas com dívida fixada em 100 milhões de euros.

2019-04-06 09:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As contas da Câmara de Aveiro foram aprovadas pela maioria PSD/PP com abstenções do eleito do PAN e do presidente de União de Freguesias de Eixo – Eirol e votos contra da restante oposição.

PS, PCP e BE votaram contra por considerar que os saltos são elevados com condições para reduzir mais rapidamente a dívida e sair do ajustamento reduzindo a fatura fiscal.

Filipe Guerra, do PCP, reconhece a redução da dívida em 8 milhões de euros mas considera que por força do PAM há transformação de dívida de curto prazo em dívida de longo prazo.

Entende que o montante global da dívida nos 100 milhões ainda é muito pesado (com áudio).

Rita Batista, do BE, acentuou a necessidade de investir em transportes e habitação e chama a atenção para as “baixas taxas de execução”. Outra das notas foi dirigida ao peso da recolha de impostos.

Uma visão partilhada pelo PS. Francisco Picado defende que o saldo de quase 50 milhões deveria ser parcialmente reencaminhado para o abatimento da dívida (com áudio).

Os partidos que suportam a maioria dão nota positiva ao desempenho financeiro.

Fernandes Thomaz, do PSD, destaca a subida de receitas à sombra da dinâmica económica do município nomeadamente com o relançamento da construção e Jorge Greno, do PP, destaca a redução da dívida em 8 milhões e a apresentação de resultados operacionais positivos na ordem dos 15 milhões de euros.

Estes dados serviriam para Ribau Esteves reconhecer um saldo elevado e uma dívida ainda elevada com a certeza de que há rumo.

O autarca não vê razão para notas negativas relembrando que a dívida está “estruturada” e o plano vai permitir manter, em simultâneo, a capacidade investir e de seguir a redução da dívida e com isso reforçar uma imagem positiva que vai atrair mais investidores (com áudio)