Aveiro: Cerca de 1 milhão para estradas. Museu da Terra nasce em Requeixo.

2020-07-02 20:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Executivo Municipal de Aveiro aprovou mais um pacote de pavimentações em vias consideradas estruturantes.

Para já foi aprovado o projeto de execução e autorizada a abertura do concurso público para requalificação da Rua Vale Caseiro, em Cacia, pelo valor base de 558 mil euros.

A empreitada vai tratar da repavimentação do arruamento, da criação de zonas pedonais com a construção de passeios, da reabilitação da rede de águas pluviais e das infraestruturas de iluminação pública, numa extensão de 1,1 km, entre a futura rotunda da “Lusavouga / Vulcano”, na Avenida Europa, e a Avenida Fernando Augusto de Oliveira, em Cacia.

Aprovada, ainda, a abertura do concurso público para a reabilitação da Rua Direita da Póvoa do Valado, no troço compreendido entre a Rua das Paradas e a Estrada Nacional 235, com o valor base de 419.760€. A empreitada inclui ainda a recarga betuminosa na Rua da Capela.

Com uma extensão de 1,4 km, o projeto prevê a repavimentação total do arruamento, a construção de novos passeios, garantindo a ligação do troço em pelo menos um dos lados da via e a requalificação das redes de gás e de drenagem de águas pluviais.

Serão também executadas novas gares de estacionamento e reajustada uma das paragens de autocarros do traçado.

Por forma a dar dignidade aos espaços públicos e ao património ali existente, promovendo a sua utilização pedonal, a empreitada vai tratar também da envolvente à Igreja da Costa do Valado, com a substituição do pavimento existente de cubos de granito por calçada à portuguesa em vidraço de calcário, ficando ao mesmo nível do largo existente e passeios vizinhos.

A envolvente à Capela de São Bento, incluindo o arruamento à sua frente, será pavimentada com blocos retangulares de betão.

O dia fica marcado, na reunião pública em Requeixo, pela apresentação de estudo de projeto do Museu da Terra na Quinta da Costa (na foto).

Esta unidade museológica vai integrar a rede dos Museus de Aveiro, partindo do objetivo base de valorizar o espólio do Grupo Animador, Cultural e Etnográfico do Museu de Requeixo, que integra alfaias de práticas agrícolas ancestrais e artefactos de casa de agricultores.

A autarquia vai "agarrar" a Quinta da Costa, adquirida pela CMA, sem qualquer utilização prevista, e que terá de ser recuperada criando um lugar dedicado à construção em terra, somando-lhe um espaço de quinta pedagógica com animais vivos, zona de pomar e exploração do bosque existente no terreno, valorizando também os elementos dedicados à atividade agrícola (eira e poço) mantendo também o espaço de práticas agrícolas com cultivo.

Este é um trabalho a cargo de técnicos da Câmara de Aveiro que o autarca Ribau Esteves destacou como espaço de memória (com áudio)