Aveiro: Carta Social vai definir equipamentos a construir.

2021-05-12 07:56

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro entrega 910 mil euros a 42 associações e tem mais quatro em preparação para receber apoios do Programa Municipal de Apoio às Associações.

Este pacote de protocolos tem mais 4 associações que em 2020 e há mais 4 na lista para fechar esta lista.

Os apoios registam subida na ordem dos 100 mil euros.

Dos 910 mil euros, 173 mil euros são da linha covid, 660 mil são para investimento e 72 mil euros para atividade regular

Com a descentralização no horizonte e com a área social já em contagem decrescente para entrar em execução em 2022, o autarca de Aveiro apela aos dirigentes que comecem a refletir um mapa de equipamentos sociais que deve ser pensado à escala municipal e intermunicipal.

Tal como existe uma carta educativa que orienta os investimentos na educação vai ser necessário uma carta social para pensar a construção de equipamentos.

Os equipamentos sociais vão obedecer a uma carta municipal e intermunicipal que será trabalhada pelas instituições e que vai orientar todo o investimento futuro e as prioridades de candidatura a fundos (com áudio).

A sessão fica marcada pelo apelo às associações para que ajudem a orientar o processo de vacinação nas comunidades com inscrição de cidadãos à medida que as faixas etárias sejam ajustadas.

E, ainda, por uma declaração de elogio do autarca aos dirigentes associativos na preparação para as eleições autárquicas.

Ribau Esteves diz que os dirigentes são o verdadeiro exemplo de cidadania e deixou crítica aos que com recurso às redes sociais ou a movimentos supostamente independentes tentam “cavalgar” a onda da cidadania (com áudio)