Aveiro Bus "multa" condutores com voucher para o transporte público.

2022-02-06 15:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Aveiro Bus lança, esta segunda, uma campanha para promover o recurso ao transporte público.

Os condutores vão ser simbolicamente multados, com "vouchers", a favor de uma mobilidade mais sustentável.

Esta segunda-feira, 07 de fevereiro, a AveiroBus/ Transdev, com o apoio e contributo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), vai levar a cabo uma ação de marketing em Aveiro, que consiste em distribuir “multas” por todos os automóveis da cidade.

As “contraordenações” são, no fundo, folhetos que visam chamar a atenção para uma mobilidade urbana mais sustentável, através da promoção dos transportes públicos em vez do automóvel particular, com oferta de um voucher de ida e volta para que todos possam experimentar o serviço.

Além dos três autocarros elétricos, colocados ao serviço, a empresa e a autarquia querem colocar o transporte público como a alternativa “mais sustentável” aos transportes individuais.

De acordo com dados de 2019, apurados pela Agência Europeia do Ambiente, os transportes são responsáveis por quase 30% das emissões de dióxido de carbono na União Europeia.

Dentro desta percentagem, 72% correspondem a emissões provenientes dos transportes rodoviários e os automóveis particulares são responsáveis por 60,7% deste total.

Os dados concluem ainda que, na Europa, cada carro tem em média 1,7 passageiros, o que faz de meios de transporte como os autocarros, uma alternativa mais sustentável.

O objetivo da campanha passa por contribuir para o “equilíbrio ambiental” e para a redução da “pegada ecológica”.