Aveiro: Bloco de Esquerda quer ferrovia de acesso ao Porto de Aveiro na rede de transportes públicos.

2021-09-09 10:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Mobilidade e habitação entre os destaque do programa do Bloco de Esquerda na candidatura às eleições autárquicas enquadrados pelos pilares "clima" e "justiça social".

O programa de governo “Novas Políticas, Aveiro Solidária” quer entrada no executivo para evitar maiorias absolutas e ter influência na governação (com áudio).

Nelson Peralta defendeu que Aveiro deve trabalhar para atingir a neutralidade carbónica em 2030.

“Que seja um dos primeiros na Europa a consegui-lo. Existem fundos comunitários para esse objetivo e devemos ir buscá-los, em vez de ir buscar milhões para enterrar carros no Rossio”.

E na lista de propostas defende que deve ser analisada a viabilidade de construir o metro de superfície entre Aveiro e a Gafanha da Nazaré aproveitando a linha que serve o Porto de Aveiro.

“Para atingir esse objetivo precisamos de um metro de superfície em Aveiro que ligue a linha do norte, a estação CP, a universidade, núcleos habitacionais e as praias de Ílhavo. Deve ser aproveitada a ferrovia de mercadorias para o porto de Aveiro. Precisamos também de uma empresa pública intermunicipal de transportes que garante linhas de autocarros movidos a energias renováveis na região”.

O candidato do BE sugere novos conceitos de urbanismo com serviços de proximidade.

“É também preciso trazer um novo conceito de urbanismo, com um espaço urbano onde tudo esteja acessível em 15 minutos a pé ou de bicicleta. Precisamos de mais bicicletas nas ruas desta terra de bicicletas, para isso precisamos mudar o espaço e as estradas”.A candidata à Assembleia Municipal, Rita Baptista, destaca as apostas em habitação.

“Precisamos transformar a forma como se constrói e se intervém nas casas públicas para garantir que são neutras em carbono. O problema da pobreza energética afecta 20% da população, precisamos de garantir que todos têm acesso à energia e a melhor forma de o fazer é intervir nas casas para as tornar eficientes e autossuficientes com produção energética localizada".Rita Baptista alerta para os custos da habitação para os cidadãos e lembra que há muitas propriedades prontas para recuperar e colocar ao serviço das famílias.

“Também devido à política municipal do PSD/CDS, o preço da habitação aumentou imenso e é incomportável para quem tem salários médios. Precisamos de políticas públicas para baixar o preço e garantir esse direito”.Sobre o preço da habitação, Rita Baptista adiantou as propostas do Bloco que passam por “não vender os terrenos públicos a privados, como o PSD/CDS fez com o apoio do PS. Devem servir para habitação a custos acessíveis.

A candidata acrescentou ainda que “os novos prédios a construir no concelho devem reservar obrigatoriamente 25% dos apartamentos para arrendamento acessível”.

No dia em que Ribau Esteves participou no lançamento da primeira pedra de um empreendimento a custos controlados, o candidato do BE acusou o autarca de fazer campanha com meios públicos.

E avisou Ribau para o caso de Alberto Souto que perdeu a Câmara mesmo tendo muita obra e atividade antes de eleições (com áudio)

No dia em que apresentou o programa eleitoral, o BE distinguiu como pilares o clima e a justiça social (com áudio)