Aveiro: BE quer Orçamento Participativo nas Juntas já em 2019.

2017-12-18 13:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco apresentou propostas para a realização de Orçamento Participativo nas cinco Assembleias de Freguesia para as quais elegeu representantes.

A proposta será votada em cada um das Assembleias de Freguesia e, em caso de aprovação, Cacia, Eixo e Eirol, Esgueira, Glória e Vera Cruz e Santa Joana podem ter o processo participativo durante o ano que agora se inicia e o orçamento da respetiva freguesia para 2019 será já participado pela população.

O Bloco considera que é necessário “aproximar e envolver os cidadãos na gestão da coisa pública” em nome da “democracia” e da “transparência”.

“A participação cívica na gestão pública pode trazer contributos para uma maior eficácia da gestão dos recursos, uma maior transparência e articulação territorial, uma maior capacidade de fiscalização, uma maior visibilidade e proximidade do ato governativo, um enriquecimento do processo de decisão, o desenvolvimento da cidadania e educação para a causa pública, um maior conhecimento da realidade dos cidadãos e um maior ajustamento do investimento público às suas necessidades”.