Aveiro: BE insiste na classificação do Cine Avenida.

2022-05-13 14:17

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda quer garantias sobre o futuro do Cine-Teatro Avenida e defende a classificação do imóvel.

O espaço dedicado à cultura encerra a 10 de Junho e para o BE é um sinal sobre o fracasso das políticas culturais da Câmara de Aveiro e do Governo.

Recorda que o edifício faz parte da história de Aveiro e do país por ter recebido, em Abril de 1973, o III Congresso da Oposição Democrática.

“Aveiro deixou a sua marca como terra da liberdade na luta contra o regime fascista. Essa história e identidade devem ser respeitadas e valorizadas. O Bloco de Esquerda defende que a autarquia deve estudar formas de classificação e proteção do património e do legado do Cine -Teatro Avenida”, refere o BE em nota divulgada esta sexta-feira na reação ao encerramento do espaço cultural que ali funciona (Avenida Café Concerto).

Considera a notícia do encerramento prova das “falhas da política cultural e urbanística” do executivo municipal PSD/CDS por entender que estão a “premiar a especulação imobiliária”.

“A Câmara Municipal de Aveiro demite-se das suas funções de promoção da atividade cultural e de preservação da história do município”.