Aveiro: BE defende sessão especial da Assembleia Municipal para celebrar 25 de Abril.

2020-04-21 10:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O BE afirma que seria “inaceitável” a não celebração do 25 de abril e defende uma sessão especial em Aveiro.

“A democracia não está suspensa e o exercício e a pluralidade dos órgãos autárquicos deve continuar a ser garantida”.

Com a polémica instalada no país a propósito da celebração do 25 de Abril em cerimónia na Assembleia da República, que uns defendem e outros contestam, o Bloco de Esquerda defende a realização de uma sessão evocativa em Aveiro e já escreveu ao presidente da Assembleia Municipal a pedir o agendamento.

O Partido defende a realização da sessão em linha com anos anteriores mas com novas normas para respeitar as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Para já sem informações da Assembleia, o Bloco de Esquerda escreveu ao Presidente da Assembleia Municipal a fazer essa solicitação de agendamento.

“O Bloco propõe que a sessão se realize com menos vogais ou através de meios de videoconferência, de forma a respeitar as normas da DGS e do necessário distanciamento físico, como será feito noutros municípios”.

Oliveira do Bairro cancelou as celebrações e diz estar a cumprir as regras da DGS e até ao momento na região de Aveiro não são conhecidas as tomadas de decisão de outros municípios.

“Numa altura onde a sociedade depende fortemente de serviços públicos, e de conquistas basilares da nossa democracia, como o SNS para responder à crise pandémica do Covid-19, o Bloco de Esquerda considera inaceitável que não se assinale o nascimento do regime democrático inaugurado em Abril”.

O Bloco de Esquerda junta-se às associações e coletivos que apelam à transmissão nas rádios e televisões do Grândola Vila Morena, pelas 15h do dia 25 de abril, permitindo uma participação coletiva em todas as casas, janelas e varandas do país.