Aveiro: BE considera modelo desenhado para o estacionamento do Rossio como “escandaloso”.

2019-10-15 09:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda fala da concessão do parque subterrâneo no Rossio como “negócio ruinoso”.

Depois do voto contra em Assembleia Municipal, o BE vem a público explicar que , agora, para além da contestação à opção política há um fator novo que é a operação de financiamento.

A obra aproxima-se dos 9,8 milhões de euros e a autarquia terá de assumir uma parte dos custos, a par de fundos comunitários e investimento privado.

E é na relação com o concessionário que se joga parte da crítica. Nas contas do BE a inclusão da gestão do estacionamento do Mercado Manuel Firmino na operação é um negócio leonino para os privados.

“Se aplicado o mesmo preço e mesma taxa de ocupação, o concessionário arrecadará pelos parques de estacionamento do Rossio e do Mercado Manuel Firmino um total de 720 mil euros por ano”, sublinha o BE.

O Bloco reitera que a opção pela construção de um estacionamento subterrâneo é “profundamente errada do ponto de vista da mobilidade e do território”.

“A obra é também um imenso desperdício de dinheiro público, que poderia ser aplicado noutras prioridades. Com a concessão, o município perde ainda importantes mecanismos de intervenção no território e na mobilidade”.

O Bloco considera que o modelo desenhado para a construção e concessão deste estacionamento é “escandaloso” e constitui-se como “uma borla para os privados à custa do erário público”.