Aveiro: Autarquia prepara projeto de requalificação da EN109 em Cacia.

2019-01-26 21:12

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro dá mais um passo na qualificação da antiga EN 109 na zona de Cacia para melhorar as condições de quem habita na área.

Adjudicou à empresa R5E Consulting Engineers o projeto de qualificação urbana da antiga EN 109, num troço de 2,2 km, entre o cruzamento com a Rua Vale Caseiro (“cruzamento da Vulcano”) e a nova variante de Cacia (junto à The Navigator Company).

Nesta fase de projeto investe 49.500€ (+ IVA).

A autarquia explica que o projeto tem como objetivo principal a “adaptação” da antiga estrada nacional à vivência citadina, “dando prioridade à segurança do peão, redução da velocidade de circulação automóvel e ao tratamento do espaço público”.

Será também reformulada toda a rede de iluminação pública e construída uma rede para drenagem de águas pluviais, estimando-se um investimento total de aproximadamente 990.000€.

Em simultâneo estão em curso os trabalhos de elaboração dos projetos da nova rotunda para o cruzamento da antiga EN 109 com a Rua Vale Caseiro e com a Travessa da Rua da Paz (vulgarmente designada por “Rotunda da Vulcano”) pelo gabinete Nuno França Engenharia Civil e da nova rotunda para o cruzamento do “Solar das Estátuas” pelos técnicos da Câmara Municipal.