Aveiro: Autarquia impõe restrições à circulação de pesados em Cacia.

2021-08-31 09:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro informa que a partir de amanhã, dia 01 de setembro, serão implementadas restrições à circulação de pesados no troço urbano da Avenida Europa, em Cacia, entre a rotunda da Lusavouga e a The Navigator Company e na variante de Cacia, que liga esta empresa à Rua Vale Caseiro.

Em alternativa deve ser utilizada a Rua João Francisco Casal, recentemente qualificada e a Rua dos Ervideiros, Rua da Boavista e Rua da Carreira Branca (com obra de requalificação em curso), assim como a A25 entre Angeja e o nó do Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte.

Das referidas restrições estão excecionadas as necessárias circulações de pesados para cargas e descargas, e operações de empresas sedeadas dentro da zona em causa.

A autarquia espera “melhorar as condições de execução das obras em curso e ativar desde já as medidas que se estabilizarão após a finalização das obras, em defesa da segurança, da qualidade do ar e do conforto dos residentes na área urbana de Cacia atravessada pelas vias em causa”.

A Câmara de Aveiro salienta que continua a pedir aos sucessivos Governos a revisão do sistema de portagens da A25 / A17 com a eliminação do pórtico do nó do Estádio, cuja existência penaliza os residentes, os visitantes e os investidores de Aveiro, admitindo mesmo pagar para garantir a retirada de pórtico.

Explica que essa abertura significa a disponibilidade para assumir uma comparticipação financeira ao Estado de forma a atenuar a potencial perda de receita resultante da eliminação do referido pórtico.

Ainda assim continua a defender que os circuitos na A25 e A17 que ocorrem dentro do Município de Aveiro, entre o nó das Quintãs (A17) e o nó de Angeja (A17/ A25), não devem ser portajados.