Aveiro: Autarquia garante melhoramentos na rotunda da Junqueira.

2017-08-08 17:10

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro esclarece que a obra na rotunda da Junqueira ainda não terminou e que a sinalização e as pinturas vão servir para melhorar os índices de segurança e minimizar questões apontadas como riscos para os utilizadores.

É a reação da autarquia às queixas apresentadas por cidadãos, partidos e também pela associação Ciclaveiro que criticou a forma como foi executada a área dedicada à circulação de ciclistas na rotunda que dá acesso à área industrial de Cacia e de Taboeira. Uma ranhura no piso é apontada como fator de risco.

“Objetivamente a obra ainda não terminou, faltando concluir o arranjo paisagístico da zona central (que só acontecerá em setembro), concluir a mudança das infraestruturas aéreas de telecomunicações para as novas infraestruturas subterrâneas (em curso) e a pintura da sinalização horizontal (terminada na passada sexta-feira) na qual estava a pintura da guia lateral de separação da ciclovia da restante faixa de rodagem”, explica a autarquia liderada por Ribau Esteves.

O cruzamento que dá acesso à Renault Cacia é um dos mais movimentados eixos viários de Aveiro e, segundo a autarquia, oferece atualmente “melhores condições de segurança para todos os modos de mobilidade integrando passeios, pista para ciclistas e reforço de iluminação pública”.

A autarquia adianta, ainda, que é um dos primeiros investimentos na Zona Industrial de Taboeira que será complementado por outros no âmbito dos programas de fundos comunitários para as Áreas de Localização Empresarial do Centro2020.

Entretanto a autarquia anuncia nova empreitada para execução de sinalização horizontal em paragens de autocarro. Trata-se de um investimento de 21 mil euros (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de 45 dias. Serão pintadas 170 zonas de paragens “BUS STOP” distribuídas por todo o Município.